+55 11 2218-0966 comercial@flexplug.com.br

Plug Fêmea IEC15 – 250V

Plugue Fêmea IEC15

IEC 60320 Acopladores de Eletrodomésticos para uso Doméstico e Similares é um conjunto de padrões da International Electrotechnical Commission (IEC) especificando dispositivos de travamento e interconexão para conectar cabos de alimentação a aparelhos elétricos de tensão não superior a 250 V (ac ) e corrente nominal não superior a 16 A. Diferentes tipos de conectores (distintos pela forma e tamanho) são especificados para diferentes combinações de requisitos de corrente, temperatura e aterramento. Ao contrário dos conectores IEC 60309, eles não são codificados para tensão; os usuários devem garantir que a classificação de voltagem do equipamento seja compatível fornecimento de energia.

Aplicação do Plug Fêmea IEC15 – 250V


Os acopladores de aparelhos removíveis são usados ​​em equipamentos de escritório, instrumentos de medição, ambientes de TI e dispositivos médicos, entre muitos tipos de equipamentos para distribuição mundial. O sistema de energia de cada aparelho deve ser adaptado aos diferentes plugues usados ​​em diferentes regiões. Um aparelho com um plugue conectado permanentemente para uso em um país não pode ser prontamente vendido em outro que use uma tomada de parede incompatível; isso exige acompanhar variações durante o ciclo de vida do produto, desde a montagem e teste até o envio e reparos.
Em vez disso, um cabo de suprimento de energia específico do país pode ser incluído na embalagem do produto, para que as variações do modelo sejam minimizadas e os testes de fábrica sejam simplificados. Um cabo que é equipado com conectores não reutilizáveis ​​(geralmente moldados) em ambas as extremidades é denominado conjunto de cabos. A fabricação de eletrodomésticos pode ser simplificada pela montagem de um acoplador de eletrodomésticos diretamente na placa de circuito impresso. Montagem e manuseio de um aparelho é mais fácil se o cabo de alimentação puder ser removido sem muito esforço.


Os aparelhos podem ser usados ​​em outro país facilmente, com uma simples troca do cabo da fonte de alimentação (incluindo um conector e um plugue específico do país). O cabo de alimentação pode ser substituído facilmente se danificado, porque é uma peça padronizada que pode ser desconectada e reinserida. Perigos de segurança, despesas de manutenção e reparos são minimizados.

Conteúdo das normas para o Plug Fêmea IEC15 – 250V


Os padrões definem os requisitos mecânicos, elétricos e térmicos e as metas de segurança dos acopladores de potência. O escopo padrão é limitado a acopladores de dispositivos com uma tensão nominal que não exceda 250 V a 50 Hz ou 60 Hz e uma corrente nominal não superior a 16 A. Outras sub partes da IEC 60320 focam tópicos especiais, como classificações de proteção e requisitos específicos de aparelhos.


A seleção de um acoplador depende em parte das classes de aparelhos IEC. A forma e as dimensões das entradas e conectores do dispositivo são coordenadas para que um conector com menor corrente, classificação de temperatura ou polarização não possa ser inserido em uma entrada de dispositivo que exija classificações mais altas, (isto é, um conector de Proteção Classe II não pode acasalar com uma entrada Classe I que requer terra); considerando que a entrada de uma Classe I para uma Classe II é possível porque não cria nenhum risco à segurança.


A temperatura do pino é medida onde o pino se projeta da superfície de engate. As temperaturas máximas permitidas dos pinos são 70 ° C, 120 ° C e 155 ° C, respectivamente (as temperaturas mais altas não são aplicáveis ​​aos acopladores de interconexão). A temperatura do pino é determinada pelo design do aparelho e sua temperatura interior, e não pela temperatura ambiente. Aplicações típicas com temperaturas de pino aumentadas incluem aparelhos com serpentinas de aquecimento, como fornos ou grelhas elétricas. Geralmente é possível usar um conector com uma temperatura nominal mais alta com uma entrada de aparelho menor, mas o recurso de chaveamento da entrada evita o uso de um conector com uma classificação de temperatura mais baixa.
Os conectores também são classificados de acordo com o método de conexão do cabo, seja como conectores reutilizáveis ​​ou conectores não desejáveis.


Além disso, os padrões definem outros critérios gerais, como forças de retirada, procedimentos de teste, o número mínimo de ciclos de inserção e o número de flexionamentos de cabos.


A IEC 60320-1 define um conjunto de cabos como “conjunto constituído por um cabo ou cabo equipado com um plugue e um conector, destinado à conexão de um eletrodoméstico ou equipamento à alimentação elétrica”. Ele também define um conjunto de cabo de interconexão como um “conjunto que consiste em um cabo ou cabo equipado com um conector e um conector, destinados à interconexão entre dois aparelhos elétricos”.
Além das conexões dentro dos padrões, como mencionado, existem combinações possíveis entre acopladores de dispositivos e acopladores de interconexão IEC. Equipados com um cabo flexível, os componentes tornam-se cabos de interconexão a serem usados ​​para conectar aparelhos ou para estender outros cabos de interconexão ou cabos de alimentação.